SOBRE NÓS

O Colégio Laura Vicunha começou em 1949 a construir a sua história junto à comunidade campista, dedicando-se, de modo especial, à criança e ao adolescente, proporcionando-lhes uma educação de qualidade embasada no Sistema Preventivo de Dom Bosco que é “Formar o bom cristão e o honesto cidadão”, capaz de influenciar positivamente na sociedade.

Esse Instituto é gerido pelas Irmãs Salesianas, também congregação fundada por Dom Bosco, que tinha uma grande devoção pela Virgem Maria que, segundo ele, “foi Ela quem tudo fez” e nela colocou toda a sua confiança. Além disso, Dom Bosco confiava muito em São Francisco Sales, que pautou sua vida na caridade e doçura. Acreditava que seus passos iriam guiar seu trabalho. Por isso, a escolha do termo “Salesiano”.

As Salesianas constituem uma rede mundial de educação, inserida nos diversos contextos sociais e culturais. São chamadas a uma missão educativa, que se fundamenta nos princípios evangélicos, expressos no Sistema Educativo de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, que baseia em três princípios básicos:

Razão, que desperta nos jovens o entusiasmo pelo estudo, pela pesquisa, pela busca de convicções, pela construção do conhecimento e pela re-significação da realidade;

Religião, que é a dimensão da fé, da relação com o transcendente, que oferece ao jovem a chave de interpretação do mundo e de si mesmo e que dá o significado último da existência, como fonte de equilíbrio e sentido para a vida.

A “Amorevoleza” (amor), que é a dimensão dos sentimentos, uma prática educativa orientada para as relações humano-éticas: “Educar é questão de coração”, dizia Dom Bosco.

Fazemos parte da Rede Salesiana de Escolas (RSE). E isso significa interagir junto a mais de cem Escolas Salesianas do Brasil, comprometidas com o mesmo Projeto Pedagógico, que visa a despertar a valorização da vida, o respeito pelo meio ambiente, o incentivo ao aprendizado contínuo e a convivência solidária.

A FAMÍLIA LAURA VICUNHA

PALAVRA DA DIREÇÃO

Queridos/as alunos/as, pais, responsáveis, professores, funcionários em geral… No início de mais um ano dirijo-me a você que constituirá conosco a Comunidade Educativa do Colégio Laura Vicunha neste 2018! Um novo horizonte abre-se à nossa frente convocando-nos a novos passos! Somos, portanto, convidados/as, a – antes de mais nada – agradecermos a Deus a possibilidade que nos dá quando renova em nós a vida, os sonhos, os projetos, a esperança. Que possamos assumir este ano com as melhores disposições! O Colégio Laura Vicunha é uma escola salesiana sob a direção das Filhas de Maria Auxiliadora (Irmãs Salesianas) presente nesta cidade desde 1949. Esta Instituição traz em si o compromisso e o amor pela educação fundamentados na herança carismática de seus fundadores: Dom Bosco e Madre Mazzarello. Educar a criança, o adolescente, o jovem a fim de que sejam “bons cristãos e honestos cidadãos”, experienciem a força do bem, da vida, da alegria, descubram -se como protagonistas da história e busquem desenvolver sempre mais suas capacidades e aptidões em prol de um mundo mais saudável e feliz para todos: Este é o nosso compromisso maior. Neste ano o Reitor-Mor da Família Salesiana, em sintonia com o Papa e toda a Igreja, propõe uma reflexão sobre o tema “Cultivemos a Arte de Escutar e de Acompanhar” que abre a Estreia para 2018. Somos uma família de educadores que – junto com a sua família – constrói o desenvolvimento integral do/a seu/sua filho/a. Bem-vindo/a ao nosso “Laura”!

ONDE ESTAMOS

INFORMAÇÕES DE CONTATO

  • TELEFONE:
    (22) 2722-4988
  • ENDEREÇO:
    R. Benta Pereira, 183 - Centro, Campos dos Goytacazes - RJ, 28035-290
  • EMAIL:
    direcao@lauravicunha.com.br
  • NOSSA PÁGINA OFICIAL:
Fechar Menu