Colégio Laura Vicunha

SOBRE NÓS

O Colégio Laura Vicunha começou em 1949 a construir a sua história junto à comunidade campista, dedicando-se, de modo especial, à criança e ao adolescente, proporcionando-lhes uma educação de qualidade embasada no Sistema Preventivo de Dom Bosco que é “Formar o bom cristão e o honesto cidadão”, capaz de influenciar positivamente na sociedade.

Esse Instituto é gerido pelas Irmãs Salesianas, também congregação fundada por Dom Bosco, que tinha uma grande devoção pela Virgem Maria que, segundo ele, “foi Ela quem tudo fez” e nela colocou toda a sua confiança. Além disso, Dom Bosco confiava muito em São Francisco Sales, que pautou sua vida na caridade e doçura. Acreditava que seus passos iriam guiar seu trabalho. Por isso, a escolha do termo “Salesiano”.

As Salesianas constituem uma rede mundial de educação, inserida nos diversos contextos sociais e culturais. São chamadas a uma missão educativa, que se fundamenta nos princípios evangélicos, expressos no Sistema Educativo de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, que baseia em três princípios básicos:

Razão, que desperta nos jovens o entusiasmo pelo estudo, pela pesquisa, pela busca de convicções, pela construção do conhecimento e pela re-significação da realidade;

Religião, que é a dimensão da fé, da relação com o transcendente, que oferece ao jovem a chave de interpretação do mundo e de si mesmo e que dá o significado último da existência, como fonte de equilíbrio e sentido para a vida.

A “Amorevoleza” (amor), que é a dimensão dos sentimentos, uma prática educativa orientada para as relações humano-éticas: “Educar é questão de coração”, dizia Dom Bosco.

Fazemos parte da Rede Salesiana de Escolas (RSE). E isso significa interagir junto a mais de cem Escolas Salesianas do Brasil, comprometidas com o mesmo Projeto Pedagógico, que visa a despertar a valorização da vida, o respeito pelo meio ambiente, o incentivo ao aprendizado contínuo e a convivência solidária.

A FAMÍLIA LAURA VICUNHA

PALAVRA DA DIREÇÃO

Queridos/as alunos/as, pais, responsáveis, professores, funcionários em geral… No início de mais um ano dirijo-me a você que constituirá conosco a Comunidade Educativa do Colégio Laura Vicunha neste 2018! Um novo horizonte abre-se à nossa frente convocando-nos a novos passos! Somos, portanto, convidados/as, a – antes de mais nada – agradecermos a Deus a possibilidade que nos dá quando renova em nós a vida, os sonhos, os projetos, a esperança. Que possamos assumir este ano com as melhores disposições! O Colégio Laura Vicunha é uma escola salesiana sob a direção das Filhas de Maria Auxiliadora (Irmãs Salesianas) presente nesta cidade desde 1949. Esta Instituição traz em si o compromisso e o amor pela educação fundamentados na herança carismática de seus fundadores: Dom Bosco e Madre Mazzarello. Educar a criança, o adolescente, o jovem a fim de que sejam “bons cristãos e honestos cidadãos”, experienciem a força do bem, da vida, da alegria, descubram -se como protagonistas da história e busquem desenvolver sempre mais suas capacidades e aptidões em prol de um mundo mais saudável e feliz para todos: Este é o nosso compromisso maior. Neste ano o Reitor-Mor da Família Salesiana, em sintonia com o Papa e toda a Igreja, propõe uma reflexão sobre o tema “Cultivemos a Arte de Escutar e de Acompanhar” que abre a Estreia para 2018. Somos uma família de educadores que – junto com a sua família – constrói o desenvolvimento integral do/a seu/sua filho/a. Bem-vindo/a ao nosso “Laura”!

Os Salesianos são uma Congregação, de direito pontifício, fundada por S. João Bosco. O nosso nome oficial é Sociedade de S. Francisco de Sales, pois Dom Bosco – assim nos referimos familiarmente ao nosso Fundador – escolheu este santo francês (1567-1622), como modelo pela sua amabilidade e paixão evangelizadora. Somos mais conhecidos por Salesianos de Dom Bosco (SDB) ou simplesmente Salesianos.

A nossa missão, dentro da Igreja, é, prioritariamente, a educação e a evangelização dos jovens. O projeto educativo-pastoral que queremos realizar em todas as nossas obras está orientado para a promoção integral da pessoa do jovem e tem o seu fundamento no humanismo cristão.

Dom Bosco

As Salesianas chamam-se oficialmente “Filhas de Maria Auxiliadora” porque foi a Virgem quem revelou a Dom Bosco a vontade de Deus com relação a esta nova presença na Igreja e, exatamente por isso, o Santo repetia: “Vocês pertencem a uma congregação que é toda de Maria.”

Atualmente estão presentes nos cinco continentes. São cerca de 13.500 FMA trabalhando em mais de 1400 comunidades espalhadas por 94 países dos cinco continentes.

No Brasil estamos presentes em quase todos os Estados, num total de mais de 850 Irmas que atuam em 123 Obras.

As FMA, entregam alegremente sua vida ao Senhor tornando-as entre os jovens “sinais e expressão do seu amor primeiro”. Vivem em Comunidades fraternas e a espiritualidade é eclesial, eucarística e mariana. Vivem na paixão apostólica especialmente em favor dos/das jovens mais necessitados/as.As FMA, entregam alegremente sua vida ao Senhor tornando-as entre os jovens “sinais e expressão do seu amor primeiro”. Vivem em Comunidades fraternas e a espiritualidade é eclesial, eucarística e mariana. Vivem na paixão apostólica especialmente em favor dos/das jovens mais necessitados/as.

Madre Mazzarello

ONDE ESTAMOS

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Fechar Menu