Instituto Profissional Laura Vicunha

APRESENTAÇÃO

Instituto Profissional Laura Vicunha, dirigido pelas religiosas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) – Salesianas de Dom Bosco, juntamente com seus colaboradores leigos, norteia sua ação educativa pelos princípios do Sistema Preventivo de Dom Bosco, que são:
 

RAZÃO
Através de uma convivência construtiva e crítica, educadores e educandos experienciam, na prática cotidiana, o desenvolvimento pessoal em todas as suas dimensões, o corpo, a mente, a capacidade de atuar com profissionalismo e democracia participativa, a consciência ética. Todos nos educamos por meio de participação, corresponsabilidade, espírito crítico e diálogo.

ESPIRITUALIDADE
A pessoa busca o sentido da vida e a alegria de viver. Através de uma convivência integradora, experienciando a unidade pessoal, a mística, a ascese, com base no Evangelho, educadores e educandos abrem-se aos valores do humano e do transcendente, buscando construir o próprio projeto de vida, enquanto se inserem na comunidade de fé.
 
AMOR
Quem percebe que é amado, tornar-se também capaz de sair de si e amar os outros, A presença Salesiana se identifica pelas atitudes de acolhida, bondade, alegria e fraternidade, que criam um lima de família. A afeição demonstrada é o “tempero” de tudo. Dom Bosco usava a palavra “amorevolezza” para indicar amor, carinho, afeição demonstrada, familiaridade, presença. A amarevolezza é uma energia espiritual, que nasce da mística do amor de Deus para os jovens.
 

Trabalhar os conteúdos mínimos de acordo com o material da RSE que se fundamenta de acordo com os PCNs. Além dos conceitos específicos, constituem conteúdos mínimos do currículo a aprendizagem e o exercício de habilidades comuns a todas as áreas que são: leitura e interpretação de diferentes linguagens; escrita; expressão oral; análise e interpretação de fatos e idéias e mobilização de informações, conceitos e procedimentos em situações diversas.

A adaptação ao material da RSE é indispensável para o sucesso do processo ensino-aprendizagem que se dá por meio das múltiplas relações que o educando estabelece entre os diferentes significados desse mesmo conceito. Assim, a compreensão do que é apreendido e sua estabilização como aprendizagem significativa dependem da qualidade e quantidade dessas relações.Trabalhar os conteúdos mínimos de acordo com o material da RSE que se fundamenta de acordo com os PCNs. Além dos conceitos específicos, constituem conteúdos mínimos do currículo a aprendizagem e o exercício de habilidades comuns a todas as áreas que são: leitura e interpretação de diferentes linguagens; escrita; expressão oral; análise e interpretação de fatos e idéias e mobilização de informações, conceitos e procedimentos em situações diversas.

ESTES PRINCÍPIOS QUE INDICAM UMA VISÃO HARMÔNICA DA PESSOA DOTADA DE RAZÃO, AFETIVIDADE, VONTADE, ABERTURA AO TRANSCENDENTE. NESSE SENTIDO, O SISTEMA PREVENTIVO É UM EXEMPLO DE HUMANISMO PEDAGÓGICO CRISTÃO, ONDE A CENTRALIDADE DA FÉ ESTÁ INDISSOLUVELMENTE UNIDA À APRECIAÇÃO DOS VALORES PRESENTES NA HISTÓRIA.

“CONVIVER COM MUITOS QUE FAZEM O BEM NOS ANIMA SEM QUE PERCEBAMOS” - DOM BOSCO

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