HOME Quem somos

Quem somos

Conheça quem somos e o que fazemos!

SOBRE NÓS

O Colégio Laura Vicunha começou em 1949 a construir a sua historia junto à comunidade campista, dedicando-se, de modo especial, à criança e ao adolescente, proporcionando-lhes uma educação de qualidade embasada no Sistema Preventivo de Dom Bosco que é a de "Formar o bom cristão e o honesto cidadão", capaz de influenciar positivamente na sociedade.

O Colégio é gerido pelas Irmãs Salesianas, também congregação fundada por Dom Bosco, que tinha uma grande devoção pela Virgem Maria que, segundo ele, "foi Ela quem tudo fez" e nela colocou toda a sua confiança. Além disso, Dom Bosco confiava muito em São Francisco Sales, que pautou sua vida na caridade e doçura. Acreditava que seus passos iriam guiar seu trabalho. Por isso, a escolha do termo "Salesiano".

As Salesianas constituem uma rede mundial de educação, inserida nos diversos contextos sociais e culturais. São chamadas a uma missão educativa, que se fundamenta nos principios evangélicos, expressos no Sistema Educativo de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, que baseia em três principios basicos:

Razão, que desperta nos jovens o entusiasmo pelo estudo, pela pesquisa, pela busca de convicções, pela construção do conhecimento e pela re-significação da realidade

Religião, que é a dimensão da fé, da relação com o transcendente, que oferece ao jovem a chave de interpretação do mundo e de si mesmo e que dá o significado ultimo da existência, como fonte de equilibrio e sentido para a vida.

A "Amorevoleza" (amor), que é a dimensão dos sentimentos, uma prática educativa orientada para as relações humano-éticas: "Educar é questão de coração", dizia Dom Bosco. Fazemos parte da Rede Salesiana de Escolas (RSE). E isso significa interagir junto a mais de cem Escolas Salesianas do Brasil, comprometidas com o mesmo Projeto Pedagógico, que visa a despertar a valorização da vida, o respeito pelo meio ambiente, o incentivo ao aprendizado continuo e a convivência solidária

 

FORMANDO BONS CRISTÃOS E HONESTOS CIDADÃOS!

Formando Bons cristãos e honestos cidadãos!

Nosso colégio


Colégio Laura Vicunha



Missão

Desencadear um processo de EDUCAR-SE, tendo em vista o seu harmônico e integral crescimento, sendo sujeito protagonista do desenvolvimento de todas as suas potencialidades e dimensões do ser, elaborando a sua própria identidade, construindo sua autonomia intelectual, social e afetiva, exercendo a sua cidadania no engajamento nos diversos setores socio-eclesiais a serviço da vida concretizando assim, o ideal de "bons cristãos e honestos cidadãos".

Inspira seu trabalho educativo nos princípios estruturados a partir da LDB 9394/96: cidadania, participação, democracia, liberdade, solidariedade, vinculado com o trabalho, práticas sociais e o crescimento da experiencia extraclasse, tendo por fim, a formação de cidadãos. Livres para aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. Capazes de compreender, assumir criticamente a realidade social, conscientes de seus direitos, deveres e responsabilidades.

Que respeitem a liberdade e sejam contrários a toda a forma de exploração, opressão, desrespeito a pessoa, a natureza e ao patrimônio cultural da humanidade. Capazes de respeitar e conviver com diferentes condições filosóficas, religiosas, rejeitando qualquer tratamento desigual por motivo de preconceito, classe ou racial

Baseia-se conforme os princípios da Constituição Nacional, dos Princípios Cristãos e da Pedagogia de Dom Bosco.

 

Educação

O Ensino Fundamental, com duração de nove anos letivos, tem por finalidade a formação do cidadão mediante: "o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e da lógica, do raciocínio, da pesquisa e da interpretação de dados; a compreensão do meio ambiente natural e social, do sistema político, da ciência aplicada, da arte e dos valores em que se fundamenta a sociedade".

A primeira fase do Ensino Fundamental compreende as turmas de 1º ao 5º ano, e o segundo segmento, do 6º ao 9º ano. Em todas as fases aplica-se a pedagogia salesiana, onde tudo converge para formar a pessoa na sua totalidade, como ser humano, seguindo os três pilares: razão, religiosidade e afetividade (amorevolezza)

Razão, no sentido de criar e garantir, num relacionamento dialógico, a autonomia intelectual do aluno, que conhece e assume as 'razoes' de tudo aquilo que estuda e vivência, inclusive de seus limites.

Religiosidade como abertura ao sentido radical da vida e dos valores evangélicos, com atitude ecumênica e dialógica

Afetividade, como clima educativo de confiança, compreensão, alegria e amor, que favorece o relacionamento educador-educando e estimule o crescimento pessoal, de forma livre e comprometida

 

Dimensão Pedagógica

O Colégio Laura Vicunha baseado na LDB e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, tendo como alicerce a Pedagogia Salesiana, tem como prioridade contribuir para a formação de alunos críticos, reflexivos, solidários e que saibam respeitar as diferenças culturais, sociais, políticas, religiosas, enfim saber respeitar o seu próximo.

A busca por uma prática educativa reflexiva, emancipatória e transformadora, tendo como meio a interdisciplinaridade para que possamos contribuir para uma aprendizagem significativa e colaborativa.

Para isso, o Colégio oferece a formação fundamental objetivando o educando e dando-lhe condições de aprendizagem para desenvolver habilidades comuns como:

Formação do leitor do mundo (letramento).

Formação do escritor para o mundo.

Domínio do cálculo e do raciocínio logico.

Aprender a aprender.

Formação de atitudes e valores.

Autoestima, confiança, ética e inter-relacionamento com o próximo.

Criticidade da realidade e autenticidade na resolução de situações problemas.

 

Metodologia

Trabalhar os conteúdos mínimos de acordo com o material da RSE que se fundamenta de acordo com os PCNs. Além dos conceitos específicos, constituem conteúdos mínimos do currículo a aprendizagem e o exercício de habilidades comuns a todas as áreas que são: leitura e interpretação de diferentes linguagens; escrita; expressão oral; análise e interpretação de fatos e ideias e mobilização de informações, conceitos e procedimentos em situações diversas.

A adaptação ao material da RSE é indispensável para o sucesso do processo ensino-aprendizagem que se dá por meio das múltiplas relações que o educando estabelece entre os diferentes significados desse mesmo conceito. Assim, a compreensão do que é apreendido e sua estabilização como aprendizagem significativa dependem da qualidade e quantidade dessas relações.

 

Sistema Preventivo

Nossa escola faz parte de uma grande família nascida da experiência de resposta de fé de Dom Bosco e Madre Mazzarello ao chamado de Deus para a educação e salvação dos jovens, família Salesiana.

Ela se propõe a educar, desenvolvendo o sujeito como pessoa que se relaciona consigo mesmo, com o outro, com o mundo e com Deus.

Acredita numa educação comprometida com a liberdade, justiça e dignidade que respeita as diferenças individuais e ao mesmo tempo cultiva a consciência coletiva, o bem comum, a cidadania: "Bons cristãos e honestos cidadãos", que valoriza a pessoa com suas potencialidades. D. Bosco acreditava que em todo o jovem havia sempre um ponto acessível ao bem, guiado por critérios éticos, a serviço da vida e da esperança. Uma educação, que privilegie o aprender a ser, o aprender a aprender e o aprender a conviver.

O jeito de Dom Bosco educar chama-se Sistema Preventivo e nossa escola procura vivenciá-lo, por vocação e missão. Este sistema se fundamenta em três eixos: Razão - Religião - Amorevolezza.

Razão: Entendemos por razão o despertar para a consciência crítica, a busca de fundamentos e razões da própria existência, o diálogo, a participação e corresponsabilidade. É a busca da verdade de si mesmo, do outro, do mundo (ciência) e Deus.

Religião: A pessoa busca o sentido da vida e a alegria de viver. Através de uma convivência integradora, experienciando a unidade pessoal, a mística, orientação com base no Evangelho, educadores e educandos abrem-se aos valores do humano e do transcendente, buscando construir o próprio projeto de vida, enquanto se inserem na comunidade de fé

Amorevolleza: Quem percebe que é amado, torna-se também capaz de sair de si e amar os outros. A presença salesiana se identifica pelas atitudes de acolhida, bondade, alegria e fraternidade, que criam um clima de família. A afeição demonstrada é o "tempero" de tudo. Através de uma convivência aproximada e prazerosa, educadores e educandos experienciam a criatividade, a subjetividade, o emocional, o afetivo, a comunicabilidade, o diálogo, a amizade, a alegria de viver.

Estes princípios que indicam uma visão harmônica da pessoa dotada de razão, afetividade, vontade, abertura ao transcendente. Nesse sentido, o sistema preventivo é um exemplo de humanismo pedagógico cristão, onde a centralidade da fé está indissoluvelmente unida à apreciação dos valores presentes na história.

Em nível metodológico, o nosso projeto educativo tem em mira orientar os jovens para a escolha do bem e guiar a sua riqueza afetiva para o dom de si, ajudando a superar gradualmente o egocentrismo da adolescência, e acompanhando-os para o encontro transformador com Deus, em Cristo. O sistema preventivo, original síntese de educação e evangelização, orienta os jovens para que se tornem "bons cristãos e honestos cidadãos".

 

NOSSA EQUIPE



ONDE ESTAMOS



Informações de Contato

TELEFONE

(22) 2722-4988


ENDEREÇO

R. Benta Pereira, 183 - Centro, Campos dos Goytacazes - RJ, 28035-290


EMAIL

secretaria@lauravicunha.com.br